Inteligência Emocional no Trabalho
- Clésio CM
- 5 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
COMO EXPANDIR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
As nossas emoções podem nos fornecer informações valiosas, sobre nós mesmos, sobre outras pessoas e sobre diversas situações. Uma explosão de raiva dirigida a um colega de trabalho pode alertá-lo para o fato de você estar se sentindo sobrecarregado pelo excesso de trabalho; uma sensação de ansiedade a respeito de uma apresentação pode informá-lo de que precisa estar mais bem- preparado com fatos e números; a frustração com um cliente pode lhe sugerir a necessidade de encontrar outros meios de se comunicar com ele. Utilizando as informações que sua emoções lhe fornecem você pode alterar seu comportamento e seu raciocínio de modo a reverter situações: no caso de explosão de raiva, por exemplo, você poderia procurar meios de reduzir sua carga de trabalho ou facilitar seu processo de trabalho.
Como você vê, as emoções desempenham um papel importante no seu local de trabalho. Da raiva à euforia, da frustração ao contentamento, todos os dias no escritório você se defronta com emoções suas e alheias. O truque é usar sua emoções de maneira inteligente; o que vem a ser, simplesmente, aquilo que definimos por inteligência emocional: fazer intencionalmente com que sua emoções trabalhem em seu benefício, usando-as para ajudar-se a orientar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a obter melhores resultados.
A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser nutrida, desenvolvida e ampliada, não se trata de uma característica impossível de adquirir. A maneira de expandir sua inteligência emocional é aprender e praticar as técnicas e aptidões que a compõem, entre elas, a autoconsciência, o controle emocional e a motivação.
Como Ampliar a Autoconsciência
Ao longo de um dia de trabalho é possível que você tenha que conversar com um cliente irritado, tranquilizar um chefe ansioso, apresentar uma ideia durante uma reunião; são vários os fatores que influenciarão seu desempenho em cada uma dessas atividades. Por exemplo: se o cliente irritado tem feito uma exigência descabida atrás de outra, então você poderia muito bem perder a paciência com ele; se está confiante quanto ao seu papel em um projeto, provavelmente conseguirá acalmar a preocupação do chefe; se acredita que seus colegas o julgam inexperiente demais para esse trabalho, pode se sentir tímido e inseguro na hora de lhes apresentar suas ideias durante uma reunião.
A consciência dos seus próprios sentimentos e atitudes, assim como da percepção que os outros têm de você, pode influenciar seus atos de tal maneira que eles funcionem em seu benefício. Vamos supor que no primeiro exemplo você tem consciência de que seu cliente está abusando de você, e sabe também que hostilizá-lo poderia ter consequências trágicas; seu curso de ação poderá muito bem ser tentar acalmá-lo, em vez de irritá-lo ainda mais mostrando falta de paciência. No caso do chefe ansioso, se você perceber que ele está preocupado porque muita coisa vai depender do sucesso de um determinado projeto, então poderia cuidar de lhe contar o
que fez e assegurar-lhe que o projeto será bem recebido. No último exemplo, se tem consciência de que seus colegas o consideram inexperiente, provavelmente desejará estar bem-preparado antes de apresentar suas idéias.
O truque, neste caso, é recorre à abundância de informações sobre si mesmo que estão ao seu alcance: sentimentos, sensações, avaliações, ações e intenções. Elas irão ajudá-lo a compreender como reagir, agir, comunicar e operar em diferentes situações, e ter autoconsciência significa processá-las.
Já aprendemos que a autoconsciência é essencial para a inteligência emocional, vimos como ela é importante para seu sucesso no trabalho e como a falta dela prejudica sua eficiência; agora vamos examinar como você pode ampliar sua autoconsciência. Não será necessário passar horas no divã de um psiquiatra; para expandir sua autoconsciência, você precisa de um período de tempo de séria introspecção e coragem para explorar sua reações às pessoas e aos acontecimentos de sua vida profissional. É necessário especificamente:
♦ Examinar o modo como faz avaliações
♦ Atentar para seus sentidos
♦ Entrar em contato com seus sentimentos
♦ Identificar suas intenções
♦ Prestar atenção em seus atos
- Examine como você faz avaliações

Avaliações são todas as diferentes impressões, interpretações, apreciações e expectativas que você tem de si próprio e das outras pessoas e situações. Elas são influenciadas pelos vários fatores que configuram sua personalidade, e geralmente têm a forma de pensamentos ou de um diálogo interno. Tomando consciência das suas avaliações, você fica sabendo como seus pensamentos influenciam seus sentimentos, suas ações e reações, podendo assim alterá-los.











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