LIDANDO COM A REALIDADE ATUAL: CONFLITOS E ROTINAS DEFENSIVAS
- Clésio CM
- 5 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Ao contrário do que diz o mito popular, as boas equipes não são caracterizadas pela ausência de conflitos. Ao contrário, um dos indicadores mais confiáveis de uma equipe estar continuamente aprendendo é o visível conflito de ideias . O fluxo livre de ideias conflitantes é crucial para o pensamento criativo, para a descoberta de novas soluções que nenhum individuo teria conseguido isoladamente. O conflito torna-se, efetivamente parte do diálogo continuo.
Porém nas equipes medíocres, o conflito não aparece na superfície, os membros acreditam que precisam suprimir suas visões conflitantes a fim de manter a unidade da equipe - se cada um dissesse o que pensa, a equipe seria dilacerada por diferenças irreconciliáveis. As rotinas defensivas são tão presentes e de formas diversas nas reuniões que normalmente passam desapercebidas. Dizemos: " É uma ideia muito interessante", quando não temos intenção de falar a sério sobre ela. Confrontamos convencionalmente uma pessoa para reprimir uma ideia, para evitar ter que considera-la. Ou, na tentativa de ser útil, protegemos alguém de criticas, mas também nos protegemos do envolvimento em problemas difíceis. Quando surge um problema difícil, mudamos de assunto pretensamente em respeito ás boas maneiras.
Gerentes competentes aprendem a enfrentar a defensividade, sem produzir mais defensividade. Quando a defensividade é acompanhada de uma dose de autorrevelação, equilibrando indagação e argumentação, os membros da equipe começam a ver o pensamento uns do outros de forma mais clara. Finalmente, á medida que aprendem a trabalhar com e não contra suas rotinas defensivas, os membros da equipe ganham confiança de que são senhores da sua defensividade. As rotinas defensivas enfraquecem os membros da equipe. Elas drenam sua energia e minam seu espirito.
Através do diálogo as equipes ganham experiências tangíveis. Essa experiências fortalece a visão dos membros

da equipe de como eles podem funcionar. Mas se a equipe não desenvolver a habilidade de enxergar em vez de ocultar a realidade atual, sua capacidade de aprendizagem não será confiável.
Não é ausência da defensividade que caracteriza as equipes que aprendem, mas a forma de encarar as defensividades. Uma equipe comprometida com a aprendizagem deve estar comprometida não só em dizer a verdade sobre o que esta acontecendo "la fora" na sua realidade de negócios, mas também o que esta acontecendo "aqui dentro", da própria equipe
Finalizando - Quando as equipes estão realmente aprendendo, não só produzem resultados extraordinários com também seus integrantes crescem com maior rapidez. A disciplinada da aprendizagem começa pelo diálogo , a capacidade dos membros de deixarem de lado as ideias preconcebidas e participarem de um verdadeiro "pensar em conjunto ".











Comentários