Se você quer funcionários mais engajados e produtivos, forneça um propósito.
- Clésio CM
- 5 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Não é de admirar que muitas pessoas querem trabalhar em uma empresa cuja missão e filosofia de negócio ressoem com elas nos planos intelectual e emocional. No entanto muitas empresas lutam para definir que dirá para colocar em pratica seu propósito. Leia uma declaração de propósito tipica e você encontrará objetivos genéricos como maximizar o valor pára o acionista , ser a empresa líder de mercado, inspirar pessoas ou dar o melhor de si etc.. Declarações com essas não vão ao cerne do que impulsiona um negócio de sucesso. Elas não respondem ás perguntas: Qual a sua razão de existir? Que valor você fornece aos clientes? e Por que só sua empresa é capaz de fornece-los?
Uma declaração de propósito verdadeiramente poderosa é quela que atinge dois objetivos: articular claramente as metas estratégicas e motivar a força de trabalho.
Esses objetivos são importantes de forma individual e sinérgica. Quando os funcionários compreendem a adotam o objetivo da empresa, são inspirados a realizar um trabalho que não é apenas bom e ás vezes ótimo, mas que também cumpre seus objetivos declarados.
De fato, é difícil imaginar como seus funcionários possam ser produtivos sem entender o objetivo da empresa. Como podem trabalhar todos os dias, prontos para promover o negócio, se não sabem o que a empresa busca realizar e como o trabalho deles apoia esse objetivo? Isso resulta em crise de propósito: os colaboradores se sentem perdidos. E com o tempo, a falta de direção suga a motivação; as pessoas começam a se afastar dos desafios que são necessários para a empresa.
As empresas que definem e comunicam claramente como criar valor, em pesquisa recente foi comprovado que 63% dos colaboradores, dizem estar motivados. As empresas orientadas por objetivos obtêm benefícios substancias, apresentando crescimento nos lucros acima da média do mercado.
Para garantir que o propósito da sua empresa possa criar clareza estratégica e motivar os funcionários, você deve fazer esta pergunta fundamental: ela fala do seu valor único? A partir dai , você deverá garantir que sua estrutura, sistemas e recursos equipem seus funcionários para da vida a ele.

PROBLEMA: Muitos funcionários se sentem desconectados do propósito de sua empresa. Em pesquisa recente apenas 39% disseram que conseguiam ver claramente o valor que criam. Mais da metade não estava sequer um pouco motivada ou empolgada com o trabalho.
SOLUÇÃO: As empresas precisam de uma declaração de propósito clara que respondam a e se pratique a sua verdadeira razão de existir.
COMO IMPLEMENTAR: As empresas devem atrair as pessoas certas, na funções certas: desmembrar silos (panelas) para facilitar as colaboração interfuncional; investir para apoiar o propósito da empresa; e certificar-se de que os lideres personifiquem esse propósito por meio de palavras e principal mente ações.











Comentários