VOCÊ AMA O QUE FAZ?
- Clésio CM
- 5 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
A grande questão: quando você acorda de manhã, você fica feliz em ir trabalhar?
Pesquisas revelam que as pessoas raramente se entregam na vida cotidiana. Ao fazerem amostras aleatórias dos humores das pessoas, descobriram que, na maior parte do tempo, elas estão ou estressadas ou entediadas, apenas com períodos ocasionais de entrega durante um dia típico.
Um segredo para se ter mais entrega na vida é alinhar o que fazemos com o que gostamos, como ocorre com aqueles felizardos cujos empregos de qualquer maneira, acertam nessa combinação.
Além de uma mudança de carreira, há vários caminhos para entrega. Um desses se abre quando encontramos uma atividade que desafia nossa capacidade ao máximo. Outra porta se abre através daquilo por que somos apaixonados. A motivação no faz fluir.
Pesquisa ainda revela que em locais de trabalho, um grande numero de pessoas se encontra num estado cerebral muito diferente: sonham acordadas, desperdiçam horas navegando na internet ou no YouTube e fazem o mínimo necessário. Sua atenção se dispersa, tamanha desmotivação e indiferença ocorrem em demasia, principalmente em trabalhos repetitivos e pouco exigentes. Para aproximar o colaborador desmotivado do campo do foco, é preciso elevar a sua motivação e seu entusiasmo, evocando o seu senso de propósito e acrescentando uma certa dose de pressão.
Por outro lado, outro um grupo grande está preso no estado que os neurobiólogos chamam de "exaustão", em que o estresse constante sobrecarrega o sistema nervoso com montes de cortisol e adrenalina. A atenção dessas pessoas se fixa nas preocupações, não no trabalho. Essa exaustão emocional pode levar ao esgotamento.
Portanto caso você se encontre nessa situação, talvez esteja na hora de pensar em mudar a sua trajetória profissional e de vida.
DANIEL GOLEMAN












Comentários